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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC - RIO DE JANEIRO - 2015)Número Original: 1Código: 6489708

Vestibular de Inverno - Manhã - Outros Cursos - Administração - Ciências Biológicas - Ciências da Computação - Sistemas de informações - (Núcleo Básico de Computação)

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Sintaxe
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2015
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Texto 1 Ensinar exige rigorosidade metódica O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão. Uma de suas tarefas primordiais é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se “aproximar” dos objetos cognoscíveis. E esta rigorosidade metódica não tem nada que ver com o discurso “bancário” meramente transferidor do perfil 5 do objeto ou do conteúdo. É exatamente neste sentido que ensinar não se esgota no “tratamento” do objeto ou do conteúdo superficialmente feito, mas se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível. E essas condições implicam ou exigem a presença de educadores e de educandos criadores, instigadores, inquietos, rigorosamente curiosos, humildes e persistentes. Faz parte das condições em que aprender criticamente é possivel a pressuposição por parte dos educandos de que o 10 educador já teve ou continua tendo experiência da produção de certos saberes e que estes não podem a eles, os educandos, ser simplesmente transferidos. Pelo contrário, nas condições de verdadeira aprendizagem, os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo. Só assim podemos falar realmente de saber ensinado, em que o objeto ensinado é apreendido na sua razão de ser e, portanto, aprendido 15 pelos educandos. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004, p. 26. a) Explique, com suas próprias palavras, o que distingue os conceitos de “rigorosidade metódica” e de “discurso bancário”, apresentados por Paulo Freire. b) Identifique o referente do pronome demonstrativo estes em "que estes não podem a eles, os educandos, ser simplesmente transferidos” (linhas 10 -11 - texto 1). €) Conservando o seu sentido original, reescreva a frase abaixo, atendendo à modificação proposta. Faça as alterações necessárias. Frase original: “Só assim podemos falar realmente de saber ensinado, em que o objeto ensinado é apreendido na sua razão de ser e, portanto, aprendido pelos educandos.” (texto 1) Frase modificada Só assim podemos falar realmente de saber ensinado, em que o objeto ensinado é aprendido pelos educandos


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Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) - Sintaxe

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Questões Parecidas

1(AFA- RJ - 2013)Número Original: 32Código: 21557

Prova A

Orações Coordenadas Assindéticas Semântica das Preposições Orações Coordenadas Sindéticas Explicativas Verbo Transitivo Indireto (Predicado Verbal)
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Questão de Vestibular - AFA 2013
Questão de Vestibular - AFA 2013
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Marque a alternativa INCORRETA a respeito do trecho abaixo destacado. “Gates era mais metódico; as reuniões para exame dos produtos tinham horário rígido, e ele chegava ao cerne das questões com uma habilidade impar.” (£. 26 a 28) a) O ponto e vírgula foi utilizado para separar orações coordenadas que mantêm entre si uma relação de explicação. O verbo chegar, nesse contexto, admite dupla regência, logo a reescrita chegava no cerne da questão atende à norma padrão da língua. c) O termo para exame dos produtos especifica o substantivo reuniões e mantém com esse termo uma relação semântica de finalidade. O termo com uma habilidade ímpar subordina-se ao verbo da oração ao qual acrescenta uma circunstância de modo. b d


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2(UNESP- SP - 2020)Número Original: 8Código: 7506034

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Constituem exemplos de linguagem formal e de linguagem coloquial, respectivamente, as seguintes falas: (A) “Ah, estou morrendo de pena...” e “Ainda vou trabalhar a noite inteira no Iraque, meu rapaz.” (B) “Me adianta essa, vai...” e “É cedo para mim.” (C) “O importante é trabalhar com o que a gente gosta.” e “Posso lhe dar um emprego bem melhor...” (D) “E cedo para mim.” e “Posso lhe dar um emprego bem melhor...” (E) “Posso lhe dar um emprego bem melhor..." e “Me adianta essa, val...”


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3(UNESP- SP - 2020)Número Original: 6Código: 7505989

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Sempre que haja necessidade expressiva de reforço, de ênfase, pode o objeto direto vir repetido. Essa reiteração re- cebe o nome de objeto direto pleonástico. (Adriano da Gama Kury. Novas lições de análise sintática, 1997. Adaptado.) Antônio Vieira recorre a esse recurso expressivo em: (A) “Sendo propostos a Catão dois cidadãos romanos para o provimento de duas praças, respondeu que ambos lhe descontentavam” (3º parágrafo) (B) “e, consolando-a eu pela morte de tantos filhos, respon- deu-me” (4º parágrafo) (C) “e desta terra há-de tirar Inácio do Rego mais de 100 mil cruzados em três anos, segundo se lhe vão logrando bem as indústrias” (3º parágrafo) (D) “São lastimosas as misérias que passa esta pobre gente das Ilhas” (5º parágrafo) (E) “Eu, Senhor, razões políticas nunca as soube, e hoje as sei muito menos” (2º parágrafo)


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4(UNESP - 2019)Número Original: 29Código: 6988767

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

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Questão de Vestibular - UNESP 2019
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Explique sucintamente a diferença entre a visão de Freud e a visão do jovem poeta sobre a transitoriedade do belo. Transcreva do segundo parágrafo uma oração em que a ocorrência de vírgula indica a supressão de um verbo. Identi- fique o verbo suprimido nessa oração.


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5(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 15Código: 6983577

Primeira Fase - Prova Q e X

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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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Na opinião de Klaus R. Mecke, professor no Instituto de Física Teórica da Universidade de Stuttgart, Alemanha, o uso da linguagem da física na literatura obedeceria ao seguinte propósito: Uma função literária central da fórmula seria simbolizar a violência. A fórmula torna-se metáfora para a violência, para o calculismo desumano, para a morte e para a fria mecânica - para o golpe de força. Recorde-se também O Pêndulo de Foucault, de Umberto Eco, em que a fórmula do pêndulo caracteriza o estrangulamento de um ser humano. Passo a citar. “O período de oscilação, T, é independente da massa do corpo suspenso (igualdade de todos os homens perante Deus)... Também aqui a fórmula constitui uma referência irônica à marginalização do sujeito, reduzido à “massa inerte” suspensa. (Adaptado de Klaus R. Mecke, A imagem da Física na Literatura. Gazeta de Física, 2004, p. 6-7.) Segundo Mecke, a função literária de algumas noções da Física, presentes em determinados romances, expressa a) a falta de liberdade do sujeito nas relações sociais, mas o uso da independência do período do pêndulo simples com a massa do corpo suspenso, feito por Umberto Eco, está incorreto. b) a revogação parcial das leis da natureza, e o uso da independência do período do pêndulo simples com a massa do corpo suspenso, feito por Umberto Eco, está correto. c) a concordância quanto ao modo como representamos a natureza, mas o uso da independência do período do pêndulo simples com a massa do corpo suspenso, feito por Umberto Eco, está incorreto. d) a privação da liberdade do ser humano, e o uso da independência do período do pêndulo simples com a massa do corpo suspenso, feito por Umberto Eco, está correto.


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